Utilitário esportivo tem proteção nível IIIA, a maior permitida no país para veículos de uso civil
Baseado na versão intermediária Ambiente, o Audi Q5 Security com blindagem de fábrica, recebeu tratamento com aço e materiais à prova de bala e adequação do conjunto propulsor, direção, suspensão, freios e pneus para atender o  aumento do peso em 500 quilos. O Brasil é o país com a maior frota de carros blindados do mundo: 200 mil veículos, metade dos quais estão em São Paulo. Em 2017 foram vendidos 17 mil veículos das diversas marcas e neste ano já passou de 18 mil.  O Audi Q5 Security custa R$ 378.990.

A proteção de nível IIIA é a mais alta disponível no país para o uso civil. A blindagem aplicada ao Q5 resiste ao disparo de pistolas 9mm, Magnum 357 e .44 e espingardas calibre 12. Para possuir carro blindado é preciso  Certificado de Registro pelo Exército e para dirigir Carteira Nacional de Habilitação específica.


A célula de segurança é construída para proteger os ocupantes independente onde as balas sejam disparadas. Abrange a área de passageiros, porta-malas, tampa do porta-malas, teto e laterais. A parede corta-fogo do compartimento do motor é reforçadas com peças feitas de aço de alta resistência. As janelas receberam vidros à prova de balas em multicamadas e 21 milímetros de espessura.

Produzido no México, discreto, o Q5 Security acompanha o visual das demais versões do SUV. 

No seu desenvolvimento recebeu recursos de proteção especiais para suportar a blindagem, com novos conjuntos de freios e suspensão.

O motor do Q5 Security é o 2.0 TFSI a gasolina de 252 cv e força (torque) de 37 kgfm combinado com a transmissão S tronic de sete velocidades e  tração quattro.  O blindado acelera de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos e chega à velocidade máxima é de 235 km/h.

O conjunto de freios é o mesmo do esportivo SQ5, que tem maior capacidade de frenagem com 350 milímetros de diâmetro. O controle eletrônico de estabilidade foi recalibrado, o teto recebeu chapas de aço e os pistões de acionamento elétrico do porta-malas foram reforçados.

A suspensão a ar adaptativa com controle dos amortecedores do carro foi ajustada para o peso maior do veículo blindado de 2.295 quilos, 500 a mais do que o Q5. As rodas de 19 polegadas são calçadas com pneus Run Flat, que permitem a rodagem sem ar por até 80 km a uma velocidade de até 80 km/h.

Portas, tampa do porta-malas (com capacidade de 550 litros), laterais e parede corta-fogo do compartimento do motor também foram reforçadas com peças feitas de aço de alta resistência. As janelas receberam vidros à prova de balas de 21 mm de espessura. Os vidros traseiros são escurecidos.

Bem completo, o  Q5 Security vem  equipado de série. Direção elétrica, o volante multifuncional tem regulagem de altura e profundidade, os bancos dianteiros contam também com ajuste lombar. O banco traseiro é tripartido com ajuste de encosto. O ar-condicionado é de três zonas. 


O quadro de instrumentos virtual configurável tem tela de 12,3 polegadas. A central multimídia traz tela de 8,3 polegadas com GPS integrado e  interativa com os sistemas Android Auto e Aplle Carplay. 

O som é Bang&Olufsen. 


O SUV blindado conta com  controle eletrônico de velocidade, acionamento automático dos faróis e limpadores do para-brisa e sensores dianteiros e traseiros.  Como opcional, o Q5 Security pode receber dois sistemas de comunicação e alarme com intercomunicador, o que permite  ouvir e também falar com quem estiver fora do carro.


Recursos de auxilio à condução e que aumentam a segurança também são disponíveis. São o Assistente de Tráfego Reverso, que detecta a aproximação de veículos nas laterais, o Exit Warning Assist, que alerta o motorista sobre risco de colisão ao abrir a porta, o Pre Sense traseiro, que prepara o carro para batidas traseiras e Câmera 360°.

NA PISTA

O comportamento do Q5 Security ficou próximo do modelo convencional. No teste de dirigibilidade feito num circuito improvisado na área do Campo de Marte, o desempenho do utilitário esportivo foi bom mostrando a perfeita adequação do veículo à blindagem e o peso extra de 500 quilos.

No percurso com slalom – desvio de cones – , curva rápida, reta de velocidade, frenagem de emergência em piso molhado e fuga em marcha a ré  o Q5 Security deixou boam impressão. Sobrou potência para o motor  2.0 turbo que levou o SUV a 90 km/h em um percurso curto. A direção foi precisa nas manobras para desviar dos cones. Eficientes, os freios seguraram bem o Q5 Security na pista molhada.